Propomos, por meio deste projeto, investigar a complexa condição linguística e cultural do estado do Paraná, mais especificamente da reserva indígena de Mangueirinha, e a situação da Escola Estadual Indígena Kokoj ty Han Jà, especialmente no que diz respeito à (não) elaboração e/ou (não) aplicação de políticas linguístico-culturais que tratem adequadamente o assunto. Segundo Oliveira (2000, p. 84), o Brasil é um dos países mais multilíngues e multiculturais do mundo, no qual coexistem mais de 200 etnias indígenas que falam, hoje, por volta de 170 línguas, além das mais de 30 etnias de imigrantes, que falam aproximadamente o mesmo número de idiomas. E ao contrário do que se possa imaginar, a situação linguístico-cultural brasileira não difere da dos demais países do planeta, nos quais tanto o multilinguismo quanto o multiculturalismo estão presentes. Por essa razão, ao contrário do que geralmente se pensa, é o monolinguismo/monoculturalismo e não o multilinguismo/multiculturalismo que é um caso especial, um desvio da norma. No Brasil, segundo Cavalcanti (1999, p. 2), podem-se observar os seguintes contextos multilíngues/multiculturais: a) o das comunidades indígenas; b) o das comunidades imigrantes (alemãs, italianas, japonesas, polonesas, ucranianas etc.); c) o das comunidades de brasileiros descendentes de imigrantes e de brasileiros não-descendentes de imigrantes em regiões de fronteira, em sua grande maioria, com países hispanofalantes. Em toda a extensão do estado do Paraná, observam-se esses três contextos de multilinguismo/ multiculturalismo. No entanto, nesse projeto nos limitaremos a discutir especificamente a situação linguístico-cultural da comunidade Kaingang presente na região de Mangueirinha. Segundo dados oficiais do governo paranaense (2006), no estado estão presentes, além dos Kaingang, as etnias indígenas Guarani e Xetá e as comunidades de imigrantes alemãs, árabes, espanholas, holandesas, italianas, japonesas, polonesas e ucranianas.

Vigência: 2012-2015

Coordenador(a): Profa. Dra. Letícia Fraga