Novo formato da JIEDEID fomenta pesquisas de várias vertentes do Estudo do Discurso

Por Maraisa Daiana da Silva

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição da Jornada Internacional de Estudos do Discurso e o 3º Encontro Internacional da Imagem em Discurso, a realizar-se de 21 a 23 de março de 2018, na Universidade Estadual de Maringá, em Maringá, PR. O evento está novo formato com o objetivo de debater pesquisas de mestrandos e doutorandos na perspectiva da Análise do Discurso. A segunda chamada para apresentação de trabalho e ouvintes se encerra no dia 28 de fevereiro 2018.

O evento tem como objetivo fazer o encontro de várias vertentes do Estudo do Discurso. Nesta edição haverá três conferências, três mesas coordenadas – uma em Michel Foucault, outra em Michel Pêcheux e, outra, em Mikhail Bakhtin, Dominique Maingueneau e Fairclough.

A 4ª JIED vem com uma nova proposta de apresentação das pesquisas, das teses e dissertações, que funciona do seguinte modo:

  1. As teses e pesquisas de professores pesquisadores serão apresentadas e debatidas em forma de comunicação oral, nas sessões coordenadas. Estas sessões serão separadas pelo filósofo/teórico no qual se inscrevem as pesquisas dos pós-graduandos e dos professores pesquisadores. Cada apresentador fará oralmente uma síntese de sua tese/pesquisa e apresentará em slide um recorte da pesquisa com um conceito eleito e uma análise. A partir disso, o debatedor fará sugestões para contribuir com as teses/pesquisas apresentadas. A sessão coordenada terá 5(cinco) apresentações em cada sala, sendo 20 (vinte) minutos de apresentação e 10 (dez) minutos de debate.
  2. As dissertações de mestres e mestrandos serão expostas em painéis. Cada apresentador fará oralmente uma síntese de sua dissertação e colocará no painel um recorte da pesquisa com um conceito eleito e uma análise, seguindo a formatação e o modelo que constam no site do evento. A partir disso, o debatedor fará sugestões para contribuir com as dissertações apresentadas. Os painéis serão expostos e agrupados pelo viés filosófico/teórico no qual se inscrevem as dissertações.

A 4ª JIED – Jornada Internacional de Estudos do Discurso e o 3° Encontro Internacional da Imagem em Discurso é uma iniciativa dos Grupos de Pesquisa do CNPq: GEDUEM – Grupo de Estudos em Análise do Discurso da Universidade Estadual de Maringá, GEF – Grupo de Estudos Foucaultianos da UEM, GEPOMI – Grupo de Estudos Político-Midiáticos, GPLEIADI – Grupo de Pesquisa em Leitura, Análise do Discurso e Imagens da UEM e GPDISCMÌDIA – Grupo de Pesquisa em Discursividades, Cultura, Mídia e Artes da UEM, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado/Doutorado) da UEM.

As inscrições para painel, sessão coordenada e como ouvinte se encerram no dia 28 de fevereiro de 2018. Para acessar a programação completa, a ficha de inscrições entre outras informações, visite o site do evento.

The following two tabs change content below.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *