Pesquisadoras do GEDUEM propõem Simpósio no evento COLI

Novo bannerAs pesquisadoras do GEDUEM Dra. Érica Silva e Dranda. Raquel Gonçalves propõem simpósio no evento II COLI (Congresso de Licenciaturas). O Simpósio temático é intitulado “INTERSECÇÕES ENTRE EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E (POSSIBILIDADES) DE PESQUISA: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA”, e busca acolher investigações, análises, estudos, relatos e/ou experiências que se enquadrem nos seguintes eixos: (i) aspectos identitários do professor em formação; (ii) políticas linguísticas e educacionais; (iii) práticas de ensino de língua portuguesa. O resumo completo do Simpósio pode ser visualizado a seguir.

Mais informações sobre o evento acesse: site evento COLI

INTERSECÇÕES ENTRE EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E (POSSIBILIDADES) DE PESQUISA: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

No campo de investigações contemporâneas sobre as práticas pedagógicas de língua(s), as produções teórico-metodológicas preconizam o ensino da língua portuguesa como espaço de reflexão, de aprimoramento da competência linguística e de constituição de sujeitos. Nesse ínterim, inquieta-nos a tensão que se estabelece no entre-lugar em que coexistem as práticas convencionais que legitimam o ensino normativo da língua portuguesa e as práticas pedagógicas e discursivas inovadoras que se tornaram urgentes frente a diversidade sociocultural e linguística fomentada pela ampliação de acesso à escola. Na esteira das problematizações que constituem esse entre-lugar, este simpósio se justifica pela necessidade de compartilhar e de refletir sobre aspectos teórico-metodológicos que contribuem para a otimização do processo de desenvolvimento da competência linguística. Diante disso, temos por objetivo reunir professores-pesquisadores (em formação), cujos trabalhos discutam e/ou problematizem o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Para tanto, acolheremos investigações, análises, estudos, relatos e/ou experiências que se enquadrem nos seguintes eixos: (i) aspectos identitários do professor em formação; (ii) políticas linguísticas e educacionais; (iii) práticas de ensino de língua portuguesa. Ao abrir esse espaço de reflexão, esperamos questionar as (des)continuidades das práticas de ensino contemporâneas, sobretudo em relação à desarmonia entre os avanços teóricos e métodos de ensino.

Coordenador(es): Raquel Fregadolli Gonçalves

                                  Érica Danielle Silva

The following two tabs change content below.

Luana Vitoriano

Doutoranda em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), tem Estudos Linguísticos por área de concentração e Estudos do Texto e do Discurso por linha de pesquisa. Mestra em Letras, na área de Linguística (2016) e graduada em Letras (2013) pela UEM. Assume por eixos temáticos de pesquisa o discurso, a língua, a proficiência em línguas, procedimentos biopolíticos de inclusão e exclusão, políticas linguísticas e afirmativas. É pesquisadora do Grupo de Estudos em Análise do Discurso da Universidade Estadual de Maringá (GEDUEM/CNPq).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *