As pesquisadoras do GEDUEM Dra. Érica Silva e Dranda. Raquel Gonçalves propõem simpósio no evento II COLI (Congresso de Licenciaturas). O Simpósio temático é intitulado “INTERSECÇÕES ENTRE EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E (POSSIBILIDADES) DE PESQUISA: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA”, e busca acolher investigações, análises, estudos, relatos e/ou experiências que se enquadrem nos seguintes eixos: (i) aspectos identitários do professor em formação; (ii) políticas linguísticas e educacionais; (iii) práticas de ensino de língua portuguesa. O resumo completo do Simpósio pode ser visualizado a seguir.
Mais informações sobre o evento acesse: site evento COLI
INTERSECÇÕES ENTRE EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E (POSSIBILIDADES) DE PESQUISA: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA |
No campo de investigações contemporâneas sobre as práticas pedagógicas de língua(s), as produções teórico-metodológicas preconizam o ensino da língua portuguesa como espaço de reflexão, de aprimoramento da competência linguística e de constituição de sujeitos. Nesse ínterim, inquieta-nos a tensão que se estabelece no entre-lugar em que coexistem as práticas convencionais que legitimam o ensino normativo da língua portuguesa e as práticas pedagógicas e discursivas inovadoras que se tornaram urgentes frente a diversidade sociocultural e linguística fomentada pela ampliação de acesso à escola. Na esteira das problematizações que constituem esse entre-lugar, este simpósio se justifica pela necessidade de compartilhar e de refletir sobre aspectos teórico-metodológicos que contribuem para a otimização do processo de desenvolvimento da competência linguística. Diante disso, temos por objetivo reunir professores-pesquisadores (em formação), cujos trabalhos discutam e/ou problematizem o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Para tanto, acolheremos investigações, análises, estudos, relatos e/ou experiências que se enquadrem nos seguintes eixos: (i) aspectos identitários do professor em formação; (ii) políticas linguísticas e educacionais; (iii) práticas de ensino de língua portuguesa. Ao abrir esse espaço de reflexão, esperamos questionar as (des)continuidades das práticas de ensino contemporâneas, sobretudo em relação à desarmonia entre os avanços teóricos e métodos de ensino. |
Coordenador(es): Raquel Fregadolli Gonçalves Érica Danielle Silva |
Luana Vitoriano
Latest posts by Luana Vitoriano (see all)
- Defesa de doutorado da pesquisadora Luana Vitoriano-Gonçalves - 7 de junho de 2020
- Está agendada a defesa da Tese do Professor Pesquisador Rafael Fernandes - 2 de março de 2019
- IV Semana de Pedagogia: Interfaces entre Escola e Sociedade - 9 de maio de 2018
- XIII ENCONTRO CELSUL - 25 de abril de 2018
- OFICINA “FOTOGRAFIA INCISIVA” COM FOTÓGRAFO NUNO RAMA - 15 de março de 2018